WEB 2.0 tendência ou idéia passageira?

Na última terça-feira tive o imenso prazer de participar de uma palestra na USP, conduzida por Marcelo Coutinho, Drª Elizabeth Nicolau Saad Corrêa, René de Paula Jr., e Prof. David Carlson, sob o tema: “Novas Fronteiras Tecnológicas em Marketing e Comunicação”. Inicialmente me perguntei o que uma pessoa da área de humanas estava fazendo alí, ouvindo sobre bits, web, megas, internet, enfim…

Mas logo as idéias foram  clareando e tive a certeza de que mais do que nunca será uma forte tendência todas as pessoas compreenderem mais sobre este universo imenso e infinito da tecnologia, da internet, das redes sociais, etc!

As idéias e colocações foram, sem nenhuma dúvida, do maior alto nível. É fascinante saber como estas pessoas podem saber tanto de algo que muda o tempo todo. Neste sentido algumas reflexões se fizeram presentes:

– Com tanta tecnologia ao nosso acesso como ficarão as relações humanas?

– Como nós brasileiros estamos nos preparando para esta overdose de informações?

– Como que as pessoas prestavam atenção à palestra e, ao mesmo tempo, digitavam em seus twitters?

– Como as empresas tem se preparado para lidar CULTURALMENTE com estas questões sobre comunicação, em plena era do conhecimento?

– Como trabalhar a questão da maturidade pessoal considerando que cada um escreve o que quer?

Enfim…

Estas questões foram levantadas, de uma forma ou de outra, pelos palestrantes, mas o fato é que ainda não temos uma resposta exata, e talvez nunca tenhamos pelo simples fato de que este tema é extremamente dinâmico…. Porém, mais do que nunca fica para mim a importância da humanização e dos relacionamentos interpessoais… Mesmo que isto aconteça à distância.

E foi neste sentido que compreendi, além de tudo o que aprendi, o que eu, estudiosa do comportamento humano, estava fazendo alí.

Parabéns aos palestrantes e finalizo dizendo que gostaria de mais vezes ouví-los.

Cintia Menegazzo – @professora do INPG e redatora do Blog CM Tendências de Desenvolvimento

1 Response to “WEB 2.0 tendência ou idéia passageira?”


  1. 1 Cristina Pontes junho 25, 2010 às 3:13 pm

    WEB 2.0, em minha opinião é tendencia e vale lembrar que como tudo que é novo traz acontecimentos inesperados (ex.C.B. Galvão). Precisamos nos atentar pois o novo formato de comunicação fica registrado e não existe controle de quem vai ler e tomar conhecimento da informação. Isso pode alavancar ou destruir alguém/algo; não existe mais pessoa física ou jurídica, tudo está conectado.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: