Meta e motivação é um casamento duradouro?

A primeira pergunta que me fazem a respeito da motivação de pessoas é: “Qual a maneira de estimular uma equipe desmotivada?”
Primeiro, temos de entender a causa da desmotivação da equipe para podermos agir de forma eficaz. Segundo, há vários fatores que levam à desmotivação. Terceiro, além de perceber a causa da desmotivação, precisamos entender o comportamento dos funcionários para perceber se é desmotivação ou falta de outras competências. Como exemplo, temos a falta de iniciativa ou de prontidão. Quarto, vemos que o líder de sucesso tem de observar dois lados da moeda: resultado e motivação. Liderar é buscar resultados pela motivação. Assim, o líder completo é aquele que consegue buscar resultados não negligenciando a motivação.
Afinal definir metas gera motivação?
Considerando minha experiência em condução de grupo a meta é o que nos move, é o combustível que favorece as nossas ações em alguns casos é a razão na nossa existência. Especificamente em vendas, a definição dela é como respiração, sem ela nada existe, mas cabe alguns cuidados:
  1. Deverá ser desafiadora e que estimule a criatividade e não a repetição, deverá ser também motivacional e factível, caso contrário o que seria motivação causa desmotivação O importante é criar o gostinho de desafio, porém atingível com esforço e dedicação. Com essa forma de motivar o profissional irá usar da sua criatividade para atingi-la, mas cabe ressaltar que não é atingir a qualquer preço, massacrando, faltando com a ética e o compromisso com a sociedade. Para que isso seja realmente verdadeiro temos que pesar se queremos ter o cliente uma vez somente, ou seja, realizar a venda somente uma vez ou de fidelizar o cliente para que compre mais. Portanto temos que fazer estudos para definir a meta, assim como preparar os profissionais para o resgate do potencial criativo favorecendo a fidelização.
  2. Como atingi-la? Além de pensarmos nos resultados temos que pensar no como será atingido, de que maneira a criatividade está aparecendo para concretizar a venda. Portanto sugiro premiações quanto às metas e também a forma e até que ponto a idéia criativa agregou valor ao negócio ou somente aumentou o caixa no final do mês.
  3. Resultado por metas atingidas individualmente e aquelas coletivamente. O brasileiro é competitivo por natureza não precisamos potencializar tanto assim. A implantação e manutenção do sistema de metas estão diretamente ligadas não somente a conduta do vendedor como a conduta da liderança e o modelo de gestão que a empresa adota ou quer implementar. Agora muito se fala de metas e focamos atentos aos Vendedores, mas não devemos esquecer que a liderança é um grande agente para que essas metas aconteçam de forma harmoniosa e desafiadora.Tive um cliente que não cuidou destes aspectos o tiro saiu pela culatra.
  4. Individuais ou em equipe
    a- Além de metas individuais e coletivas, temos que pensar em metas a curto e a longo prazo, aquela que reforçam as vendas de imediato e aquelas vendas que fidelizam o cliente.
    b- Outro aspecto é que devemos criar metas coletivas, onde a ajuda mútua será reforçada tendo como base a coletividade.
    c- Temos que recompensar o staff, ou seja quem está por trás dos bastidores, mas que tem uma forte influência no desempenho da comissão de frente da loja, ou seja os Vendedores. A qualidade e fidelização do cliente não estão somente nas mãos dos vendedores, mas também do caixa, do empacotador, do repositor, da telefonista.
  5. Estou liderando para que as metas sejam atingidas. Cada vez mais a liderança está envolvida em grandes desafios, particularmente consideramos dois desafios: 1-gerar e gerir o equilíbrio entre produtividade e motivação 2- estabelecer a real parceria na busca da melhoria contínua e desenvolvimento. Em ambos encontramos a importância da criatividade e inovação. As pessoas efetivamente se envolvem, “vestem” a camisa, quando se emocionam pelo que fazem, percebem a possibilidade de criar, inovar, fazer diferente.
Cabe ressaltar: Você que é responsável pelos resultados da empresa, deve lembrar-se de que, em todo o processo, há pessoas: gente lidando com gente!”
Estimule a meta, mas não negligencie o como atingi-las favorecendo a criatividade real para fidelizar clientes além de  realizar a venda.
Profa. Maria Inês Felippe – Coordenadora dos cursos de MBA em Gestão Estratégica de T&D

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