O que você aprendeu com isso?

“Fui demitido”,ou “Bati o carro”, ou “Fui promovida a diretora”, ou “Fiz uma viagem à Indonésia” – são frases que indicam que você teve experiências marcantes. Costuma-se dizer que toda experiência é válida, mas isso não é verdade total. A frase precisa ser: “toda experiência é válida para quem aprende”. E a pergunta crucial após cada experiência é: O que você aprendeu com isso?

Há dois tipos de aprendizagem: o positivo e o negativo. Aprendizado positivo é quando a pessoa sai da experiência com formas mais construtivas e eficazes de sentir, pensar e agir. Aprendizado negativo é quando a pessoa adquire pensamento, sentimento ou comportamento inadequado após uma experiência. Como dizem os caipiras: Cão mordido de cobra tem medo de lingüiça. Se a pessoa sai do assalto acreditando que o ser humano é mau, mesquinho, não confiável (uma generalização inadequada), essa pessoa aprendeu negativamente. Se sai do assalto pensando que nem sempre as aparências indicam o que a pessoa é (o assaltante parecia gente boa), ela aprendeu positivamente.

O aprendizado bom é o que resulta em sentimentos positivos (esperança, alegria, solidariedade,amor), pensamentos positivos (compreensão, informação, melhores decisões) e comportamento adequado (persistência, prevenção, disciplina).

José Antonio Rosa – @redator do INPG BLOG

“O que você aprendeu com isso?” faz parte de uma das 343 dicas do livro Você sabe Jogar Pongue? do autor José Antonio Rosa

1 Response to “O que você aprendeu com isso?”


  1. 1 Cristina Pontes julho 8, 2010 às 5:01 pm

    Concordo e vale ressaltar que após um momento de “crise”, as coisas se transformam, mudam e isso implica em estar vivo. Viver, continuar e aceitar as mudanças, pois as crises exigem que nós nos separemos do antigo para viver o novo (ex. roubo, perdas, etc)


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: