A força do pensamento….crítico

Uma das coisas que mais me fascina em algumas pessoas é a sua capacidade de pensar criticamente. Elas somam experiência, capacidade de observar, conceitualizar, refletir, analisar, aplicar, definir, concluir, avaliar, decidir.

Falo aqui da crítica que busca alternativas, modos diferentes de percepção, de contestações e questionamentos que constroem um caminho em linha mais reta para se chegar a um resultado mais plausível, justo e real.

Ter um pensamento crítico não quer dizer criticar negativamente.  É a crítica relacionada à analise e ao entendimento de determinada situação, fato, problema. Entre outras coisas é um recurso para entender, esclarecer, facilitar tomadas de  decisão com assertividade, precisão ou  acuracidade , além de  propiciar o alcance de elevado grau de qualidade .

Intrigava-me perceber que algumas pessoas têm um pensamento crítico mais apurado que outras. Numa pesquisa simples aprendi que as pessoas não nascem, necessariamente, dotadas desta capacidade. Elas podem ser estimuladas pela educação que recebem em casa, na escola, nas universidades, nas empresas onde trabalham.

Maravilha!!! É possível aprender e ensinar a ter o pensamento crítico. Há técnicas para isso. Há estudos, fundações, livros, estudos e muitas matérias sobre o assunto. Maravilha!!! Mais uma ferramenta para desenvolver pessoas…será?!?!?

Para tanto é preciso aprender a agir tendo pensamento crítico e ensinar o mesmo aos que nos cercam, aos que trabalham conosco. Assim se formará uma corrente de mentes críticas pensantes com consequencia positiva refletida diretamente nas equipes e nas empresas.

Muitos de nós não somos exatamente o que gostaríamos de ser. Acreditamos ser menos. Não somos menos, mas temos muito a desenvolver de nossas capacidades. O pensamento crítico é uma ferramenta que muito pode nos ajudar neste desenvolvimento, seja qual for a área em que estejamos atuando. Mais que uma ferramenta é uma ciência, uma disciplina cujo desenvolvimento se dá através de um processo gradual, de trabalho, prática, mudança de pensamento e novas percepções.

Lúcia Helena Ferraz – Aluna do curso de MBA em T&D no INPG Berrini

0 Responses to “A força do pensamento….crítico”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: