Para sair do rodamoinho

Outro dia, estava conversando com um empresário com uma certa angustia frente ao cenário mundial. Entre várias preocupações uma delas gostaria de contar para você e espero que possa aproveitar desta experiência.

Ele sente que sua equipe não rende como gostaria. Havia lançado um programa de sugestão e esperava idéias criativas, que o ajudassem com serviços e produtos inovadores. Ele também sente que, embora sempre recorra à criatividade para resolver problemas, não consegue deslanchar os negócios.  Conversando um pouco mais sobre a sua angústia, percebi que ele ainda teria uma boa estrada a percorrer.

Quanto aos problemas mundiais que afeta o seu negócio não é a sua principal preocupação, pois sabe que o inconsciente coletivo poderá atrapalhar os negócios e ele não quer que a desmotivação entre pelas portas da sua empresa, muito menos na cabeça dele, como gestor.

A queira em relação a equipe é igual a tantas outras. Há uma grande confusão entre resolver problemas e usar a criatividade. Ao resolver problemas e apagar incêndio, não necessariamente estamos sendo criativos; é importante que haja soluções inovadoras em cada problema resolvido. Lembre-se: nem sempre são as grandes idéias que trazem grandes resultados. Podemos ter uma pequena idéia de grande valor.

No mundo dos negócios, com crise ou sem , sobreviverá quem inovar não somente em produtos e serviços, processos operacionais e na forma de atendimento, prevendo mudanças , novas necessidades do consumidor e adotando um novo estilo de liderança, que favoreça a inovação.

Uma das capacidades mais importantes do líder é estar sempre em busca de atitudes que poderão servir de suporte para as reações adversas que surgirão. Há os que aceitam quase de imediato suas idéias e conseguem tirar o melhor proveito delas e em contrapartida, existem os céticos.

Caso você seja um desses líderes, aqui vão dicas que o ajudarão a aumentar o seu poder de influência:

  • Ouça mais e mande menos, permitindo a liberdade de expressão e ciente de que nenhuma idéia nasce perfeita;
  • As portas abrem para os perceptivos e fecham na cara dos desligados. A Percepção e ação são importantes
  • Possibilite a criatividade, pois o espírito inovador e criativo faz parte das características do indivíduo de sucesso;
  • Pratique o “zoom” criativo, pensando e repensando sobre o negócio e a equipe;
  • Lidere com exemplo – seja criativo;
  • Treine seus colaboradores e busque melhorar o seu desempenho.

Maria Inês Felippe – Coordenadora dos cursos de MBA em Gestão Estratégica de T&D

1 Response to “Para sair do rodamoinho”


  1. 1 Marcio A Souza agosto 10, 2010 às 9:57 am

    Sempre buscamos respostas ou soluções que em sua grande maioria acabam complicando, na vida o difícil é fazer o simples.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: