Ser Y é uma tendência?

Para quem me conhece, sabe que rotular as pessoas é algo que evito fazer! Neste aspecto, quero reforçar que todos nós somos um pouco “geração Y”! Afinal esta é a tendência do momento!

Duvida? Então leia o texto e se delicie com comportamentos Y que você também tem!

É Y quem não aceita calado, respostas vagas do tipo “porque não” (ou “porque sim”) e rebate dizendo: “Porque-não não é resposta!”. Para quem se classifica Y respostas vazias não atendem as suas necessidades! É preciso ter sentido nas coisas e nas pessoas, portanto em suas relações!

O Y é muito responsável, com aquilo pelo qual é responsabilizado. Assim, ele pode sair no meio da tarde “atormentada”, para ficar com a mãe que não está legal; ele se sente também responsável por ela. E vai mandar para o chefe, de madrugada, pelo seu iphone, o projeto pelo qual é responsável. Neste sentido

Quem é Y é alegre, sorridente, de bem com a vida. Ele não concorda que um ambiente de trabalho sério tem que ser triste. Eles enfrentam os desafios de bem com a vida. Mostram preocupação, mas não tristeza.

Como já dito em artigos anteriores, quem é Y “gosta” do que é combinado. A frase: “combinado não sai caro” é típica dos Y. Desta forma não brigam por mais. Quando a empresa, o cliente ou os fatos não atendem a suas necessidades mudam! Assertivamente mudam! Quem é Y gosta de prêmios, reconhecimento, feedback e valorizações diversas. E cobram por isto!

Ainda quem é Y,  não gosta da mesmice. Prefere fazer muitas coisas ao mesmo tempo e não tem paciência para coisas muito longas, demoradas. Reuniões “vagas” sem metas, ou objetivos jamais!

Os Ys fazem muitas coisas ao mesmo tempo: navegam na internet, ao mesmo tempo “comunicam-se” no messenger , fala ao celular e se comunica manualmente com quem está passando.

Prefere atuar em projetos (se possível vários ao mesmo tempo). Isto porque projetos têm começo, meio e fins definidos têm resultados palpáveis, têm superação evidente de obstáculos, oferecem oportunidades concretas de vitórias, em geral no curto prazo.

Quem é Y não gosta de ser engessado, por regras ortodoxas! Preferem valorizar outras coisas, como o respeito ao outro, e mesmo as organizações. Todavia prefere impor respeito pelo caráter, pela transparência, pela espontaneidade. Ele se “subordina” a vínculos e não a cargos. Seu critério de julgamento, portanto, é a consciência e não a obediência.

Todo Y gosta de autonomia, mas “precisa” receber dicas de como está indo seu trabalho. Aliás quem de nós não é assim? Tenho certeza que quanto mais sabemos, mais querermos saber se estamos indo bem!

Por fim, não estranhe se um Y te chamar de cara, quer você seja homem ou mulher. Eles são informais. E não estranhe, isto não é falta de respeito. É sinal de cumplicidade…

E então quanto porcento você é Y?

Cintia Menegazzo – @redatora do INPG e do Blog CM Tendências de Desenvolvimento

1 Response to “Ser Y é uma tendência?”


  1. 1 Bárbara Flaviane Pereira agosto 6, 2010 às 5:40 pm

    Esse artigo está de parabéns, resumiu os meus anseios por completo. Estou em busca de uma oportunidade em uma empresa que se permita inovar, criar, que se permita introduzir possibilidades, que o líder possa realmente liderar com liberdade e independência, estou em busca de uma empresa que permita ser dinâmico o tempo inteiro e que me dê total liberdade para mudar e criar.

    Podemos perceber ainda muitas empresas tradicionais com uma política arcaica que impedem seus funcionários de ter crescimento profissional e conseqüentemente impedem o crescimento da empresa, muitos gestores ainda não perceberam que a vantagem competitiva de uma empresa é o funcionário.

    Fico feliz em ler maravilhosos artigos no Blog INPG!

    Bárbara Flaviane Pereira
    Pós graduanda em Finanças e Controladoria – INPG


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: