Ajuda mútua palavra de Obama

Ajuda mútua parece ser palavra-chave para Obama. Como é possível buscar isso no ambiente de trabalho? Cada um pode fazer a sua parte? Como superar dificuldades?

Equipe não é somente palavra chave, mas a garantia da sobrevivência das empresas no mundo competitivo principalmente se estiver temperada com a inovação, força de vontade, fé e arregaçar as mangas.

O ambiente de trabalho criativo no mínimo deverá ter um espaço de liberdade, de pensamento livre, de expressividade coletiva e até mesmo de infantilismo, para resgatar a criança que há dentro de cada um de nós. E é esse potencial até certo ponto nos trás a inovação e a criatividade. Agora as lideranças devem ser trabalhadas para isso assim como os colaboradores não líderes. Até certo ponto a humildade de Obama, expressou que sozinho não fará nada e que conta com toda a diversidade que ali se encontra.

Cabe ressaltar que quando falamos de criatividade e inovação no mundo empresarial falamos de imaginação como agregação de valor não somente ao negócio, mas também para a sociedade.  E será desta forma que a empresa será reconhecida pela sociedade como uma empresa diferente, particular e isso somente acontecerá, quando as pessoas estão unidas em prol de um propósito. Fazer as coisas sem sentido, remando contra maré, nem na automatização é permitido, quanto mais no contexto humano. Se não percebemos sentido no que fazemos como aprimoramos, modificamos, agregamos valor, transformamos e evoluímos. Viver é ter sentido de vida. O ser humano quando está no trabalho leva consigo não somente as mãos para executar, mas o cérebro para pensar e o coração para sentir e cada vez é percebido a vontade de crescer, vencer.

Creio que aproximadamente três anos atrás atendi um cliente solicitando uma palestra de encerramento de final de ano e o tema escolhido foi trabalho em equipe, quando perguntei porque do tema? O que estava acontecendo? Ele respondeu: Maria Inês foi esse espírito que ergueu a minha empresa, estava a beira da falência, reuni meus funcionários e disse: Pessoal eu vou investir, vou arriscar, mas preciso muito de vocês para não me arrepender. Foi impressionante todos arregaçaram as mangas viraram o jogo, hoje somos mais respeitados no mercado e até posso contratar uma pessoa para mandar um recado e é esse recado que quero que você enfatize. Vamos trabalhar juntos para crescermos ainda mais.

Do ponto de vista da criatividade. Precisamos dos criativos ( hemisfério direito) mas também dos acabativos ( hemisfério esquerdo), ou seja aquele que vai fazer acontecer. Agora somente fazer acontecer sem algo novo é repetição, repetição voltamos para a primeira pergunta e segunda.

Portanto por mais que Obama seja referência ele precisará de todos os americanos, da mesma forma que qualquer líder necessita da sua equipe e vice versa, para recompor em alguns casos a sua trajetória.

Maria Inês Felippe – Coordenadora dos cursos de MBA em Gestão Estratégica de T&D

0 Responses to “Ajuda mútua palavra de Obama”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: