Conflito de gerações – Fato ou interpretação?

O assunto está no auge dos noticiários, mas não se esgotam as inverdades que lemos sobre o assunto: CONFLITO DE GERAÇÕES!

Muito me admira o fato de insistentemente afirmarem que há um conflito, há um conflito…! Que coisa mais maluca. Sinceramente ao meu entendimento só há conflito se uma das partes não percebe que tudo tem mudado que as demandas e necessidades do mercado são outras e que portanto há necessidade de mudança e não de conflito!

Com amplo domínio da tecnologia e alta capacidade de inovação, os jovens têm pressa em construir a carreira, são mais rápidos, e buscam equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Não querem ter a empresa como único foco… Dentre outras coisas isto é diferente de outros tempos. Mas não que seja um conflito!

Dentre outras características citadas constantemente, uma coisa é verídica e os artigos mais atuais tem trazido: Devemos evitar a generalização: nem todos os jovens apresentam as características de ansiedade, ambição e mesmo a cultura tecnológica que marcam a geração Y. Aspectos sociais, familiares, a escola e o nível cultural encontrado influenciam de forma acentuada a personalidade dos jovens profissionais.

Não há como negar que a chegada da geração Y às empresas, em especial em cargos de liderança, tem causado impacto na hierarquia e na cultura empresarial. Mas encarrar isto como conflito, e afirmar que a base empresarial está negando a mudança mais evidente dos últimos anos.

Desta maneira, estudar, analisar e entender esta geração é fundamental para que as empresas possam não apenas acolhê-la, mas também explorar toda a capacidade e potencialidade destes jovens.

Olhar o potencial requer também mudança na forma de olhar as relações humanas entre as gerações… e claro aproveitar o melhor de cada uma!

Cintia Menegazzo – @redatora do INPG e do Blog CM Tendências de Desenvolvimento

0 Responses to “Conflito de gerações – Fato ou interpretação?”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: