O status é o cargo, mas você tem valor

Muitas pessoas passam pela desagradável experiência de um dia perceber que eram recebidas com atenção, eram respeitadas e valorizadas devido ao cargo que ocupavam. Ao percebê-lo às vezes têm um choque: decepcionam-se com os antigos parceiros, acabam por ficar com a auto-estima abalada e com a crença no ser humano diminuída. Na verdade, não há nada de errado com a valorização do cargo e nem com a atitude dos parceiros de valorizá-lo: um cargo tem efetivamente valor no mundo das relações comerciais, do mercado. Os parceiros comerciais têm obrigação de tratar com atenção o gerente de uma grande empresa, por exemplo, e têm interesse em fazê-lo. Ao “sair” do cargo a pessoa não pode esperar carregar a importância daquele cargo com ela. Muitas vezes, volta a ser física ou a titular de cargo menos importante (por exemplo, o de pequeno empreendedor, o de consultor) para as organizações a que os antigos parceiros estão ligados. Passam a não ter grande importância para aquelas organizações. Nada de errado e nada de pessoal nisso.

O profissional que hoje se decepciona, na verdade, iludira-se no passado, ao confundir-se com o cargo que ocupava. Ele, como ser humano, continua tendo valor – o valor que sempre teve. Se fez relações humanas de real valor enquanto esteve no cargo, elas continuam valendo, embora nem sempre os outros tenham condições (inclusive de tempo) de dispensar a ele grande atenção.

Deve-se encare a situação com humildade. O status de um cargo não é de uma pessoa. A pessoa, porém, tem valor independente do cargo que ocupa. Esse valor, entretanto, nem sempre se traduz em atenção comercial.

José Antonio Rosa – @redator do INPG BLOG

“O status é o cargo, mas você tem valor” faz parte de uma das 343 dicas do livro Você sabe Jogar Pongue? do autor José Antonio Rosa

0 Responses to “O status é o cargo, mas você tem valor”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: