Bom de largada ou bom de chegada…

Algumas modalidades esportivas dependem da capacidade de explosão, da capacidade de vencer a inércia em questão de segundos, dependem basicamente de uma boa largada. As corridas rápidas, de curta duração, por exemplo, a corrida clássica do atletismo, os 100m rasos, é aquela modalidade que consagra o atleta mais rápido do mundo. As corridas de formula 1 por sua vez também dependem em grande parte de uma boa largada, a recuperação do tempo eventualmente perdido na largada terá de ser feito em frações de segundo volta após volta, o que muitas vezes não é possível, mesmo contando com um carro mais veloz.

Já nas corridas de fundo, por exemplo, a maratona a marcha ou outras provas de longa duração, mais importante que a largada é o ritmo constante durante a prova. O desafio não consiste em sair disparado, mas sim em manter um ritmo adequado. Na verdade neste tipo de corrida o esforço maior é desenvolvido na arrancada final.

Algumas pessoas apresentam características similares nas suas atividades profissionais, em seus projetos pessoais e mesmo nos assuntos familiares.

Bons de largada são aqueles que entram com o maior entusiasmo nos seus diversos projetos. Costumam se interessar por muitos assuntos ao mesmo tempo e colocam toda a energia no inicio de cada um. Do ponto de vista profissional estão sempre iniciando um novo empreendimento, que normalmente é descrito como “o próximo e mais espetacular sucesso do mercado”. Nos projetos pessoais já começaram vários cursos de graduação, outros tantos de inglês, ou mesmo incontáveis programas de ginástica, dietas, atividades físicas que pretendiam ser regulares, mas foram logo substituídas por alguma outra idéia mais interessante. Apesar de tantas largadas espetaculares a maioria das vezes não comemoram muitas chegadas. Lembro-me de alguns políticos que ao disputarem as eleições apresentam no inicio da campanha índices elevadíssimos de intenção de votos e aos poucos, durante o processo, vão caindo na aceitação dos eleitores e terminam perdendo a eleição, ou seja, se mostram realmente bons de largada, mas incapazes de manter aquele ritmo até o final.

Bons de chegada são aqueles que no início de seus diferentes projetos se mostram discretos, modestos. Sem muito barulho ou espalhafato, podem parecer às vezes que até mesmo lhes falta energia e entusiasmo. Profissionalmente são constantes, regulares e confiáveis. O valor desses profissionais passa a ser percebido e muito valorizado no médio prazo, quando o glamour inicial do lançamento dos empreendimentos já passou, quando os holofotes já desviaram seu foco para outra novidade, eles continuam sua trajetória dosando as energias e mantendo o ritmo. Sabem que o sucesso depende da conclusão do empreendimento e estão dispostos a chegar ao final. Nos projetos pessoais certamente não têm comemorado o inicio de vários cursos, dietas e programas de atividade física, mas têm a capacidade de desenvolver algumas destas atividades independentemente de estarem ou não na moda, independentemente de torcida e aplausos, dosam as energias, mantêm os objetivos e buscam a linha de chegada.

No mundo corporativo, no desenvolvimento da carreira, nos projetos pessoais ou mesmo nos assuntos familiares, certamente necessitamos de disposição e entusiasmo, até mesmo para estabelecer nossos objetivos e metas, mas devemos ter sempre em mente que a vitória, ainda que dependa de uma boa largada, só poderá ser comemorada na chegada. O campeão, seguramente não será o que fez muitas largadas, mas o que conseguiu muitas chegadas.

Fernando José da Rocha Camargo é mestre em Gestão Estratégica de Negócios, e coordenador dos cursos do INPG em parceria com o IBEC.

1 Response to “Bom de largada ou bom de chegada…”


  1. 1 Nayara dezembro 8, 2010 às 11:48 am

    Muito bom o post ! parabéns Fernando !
    Engraçado como deparamos com muitos bons de largadas.. os famosos “barulhentos”


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: