Quem tem valores, tem valor

Para atender à solicitação do cliente faço qualquer negócio, certo? Errado. Coloco a satisfação do chefe em primeiro lugar, correto? Errado também. Procuro me adaptar á opinião reinante no ambiente, ok? Negativo. Tudo isso para dizer que há pessoas orientadas por valores e pessoas orientadas pelas demandas mais imediatas de seus próprios impulsos, do meio, do poder vigente, dos interesses de momento. O segundo tipo de gente, essas pessoas que dizem sempre sim e sempre fazem as coisas com objetivos curtos, tende a registrar um péssimo histórico em seu currículo. Quando um ser humano tem valores, podemos até não concordar com ele, mas o respeitaremos – e diremos que essa pessoa é uma pessoa de valor.

O que você acha certo/errado? O que você acha que uma pessoa deve fazer/não fazer? O que é justo/não justo na circunstância X, Y ou Z? O que é melhor/pior para a empresa? Eis as perguntas que definem os valores mais profundos de um profissional. Ele não pode abrir mão desses, sob pena de perder a auto-estima e a respeitabilidade perante os outros.

José Antonio Rosa – @redator do INPG BLOG

“Quem tem valores, tem valor” faz parte de uma das 343 dicas do livro Você sabe Jogar Pongue? do autor José Antonio Rosa

1 Response to “Quem tem valores, tem valor”


  1. 1 Marco outubro 15, 2010 às 8:04 pm

    Excelente matéria, hoje existe um grande número de pessoas que fazem tudo pelo acesso ao “poder”, e acabam esquecendo os princípios básicos de ética e moral.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: