Vai para uma Feira de Negócios? Então prepare-se: está quase na hora de solar!

A cena é recorrente… você está sentado assistindo ao show, quietinho, viajando no som, quando o guitarrista muda de postura, fica mais concentrado, liga a pedaleira, dá dois passos à frente, fecha os olhos e começa a solar!

A música flui daqueles dedos inquietos, enchendo o ambiente de harmonia, com suas frases únicas e bem elaboradas. E por trás, a banda dá sustentação ao solo, mantendo o ritmo e a harmonia para que o som aconteça da maneira mais natural possível, apesar de incessantemente ensaiado e planejado.

Pois com os seus negócios deve ser do mesmo jeito!

Você está prestes a participar de uma grande feira do seu setor, com muitos fornecedores e novidades por todo o lado: amplificadores, microfones, iluminação, instrumentos, projetores e uma infinidade de opções de produtos e equipamentos para música e eventos.

Inspire-se para compor. O importante nesta hora é estar preparado para participar da feira. Faça seu dever de casa: pesquise os novos expositores, programe visitas aos seus fornecedores regulares, conheça os lançamentos, intere-se das tecnologias, alinhe-se com o mercado. Quais as tendências, o que está em desuso, quem surgiu, quem sumiu?…

Depois de conhecer tudo, ensaie bastante. Liste de forma lógica tudo o que viu, destaque o que é importante e compartilhe com quem, da sua loja, não pode participar da feira. Socialize o conhecimento e permita que todos contribuam com sua visão. Não esqueça que o que sai ao vivo nem sempre é exatamente o que está na partitura. Que bom!

E não esqueça de permitir que os outros integrantes da equipe também solem. Você vai sempre ser o líder da banda, mas todos querem seus cinco minutos de fama, ou seu percentual de comissão nas vendas da loja. Com todos felizes, tudo flui melhor, vendas, música, tudo. E naturalmente surgem novas composições, sejam elas comerciais ou musicais.

Para finalizar, tenha sempre em mente que ninguém faz nada sozinho. Quanto melhor solista, melhor precisa ser a base. Portanto, nunca deixe de ensaiar com a sua banda, nem de capacitar a sua equipe comercial. Uma boa cozinha segura qualquer solo. Palavra de baterista!

 

* Artigo publicado originalmente na minha coluna mensal da Revista Música & Mercado.

Alessandro Saade – @redator do INPG BLOG

Este post foi publicad0 no MARKETING & NEGÓCIOS em 18/10/2010

 

0 Responses to “Vai para uma Feira de Negócios? Então prepare-se: está quase na hora de solar!”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: