Te cuida, Santander…

… o Itaú está acelerando!

Após uma fusão/aquisição extremamente delicada, de dois grandes grupos familiares brasileiros, o Itaú/Unibanco coloca no ar sua campanha de agradecimento aos clientes pela paciência e fidelidade ao longo do processo de integração de pessoal, sistemas, agências, produtos e sewrviços. Tudo de maneira transparente, sabendo todos que nestes processos sempre deixaremos alguns pontos sem solução imediata e que nem todos os produtos, mesmo os que gostamos, poderão ser mantidos. A idéia é pegar o que cada banco tem de melhor, mas nem sempre é possível, viável ou mesmo, econômicamente sustentável.

Já do lado do Santander, isto não vem acontecendo, apesar de toda a habilidade do Fábio Barbosa, que levou o Banco Real a um nível de relacionamento com clientes nunca antes registrado em nenhuma instituição financeira, e articulador direto da compra do Real pelo Santander, tentando ao máximo manter a cultura do Real e seus produtos inovadores. É grande o numero de clientes e colaboradores extremanente insatisfeitos com a cultura espanhola, por mais que alguns produtos e serviços tenham sido mantidos. O fato é que são dois muntos diametralmente opostos, no que tange a gestão e foco.

Coisas boas sairam do novo Santander, como no segmento Universidades, agora com o maior programa do mundo – Santander + Universia – integrado ao mais amigável programa brasileiro – Real Universitário. Mas a responsabilidade social e interrelação com a sociedade ficou bem prejudicada, por mais que se invista em publicidade.

 

Voltando ao Itaú, vejo inovação e segmentação em suas ações, receita certeira para estreitar o relacionamento. Por exemplo, o projeto Ler Faz Crescer –http://www.lerfazcrescer.com.br/ – que é um kit de livros para ler com os filhos, com fábulas, lendas e trava-linguas, que além de incentivar a leitura, permite a criação de um momento intimo entre pais e filhos, na apertada agenda dos nossos dias. Ponto para o Itaú!

Agora é esperar e avaliar: o resultado será positivo para o consumidor paciente!

Alessandro Saade – @redator do INPG BLOG

Este post foi publicad0 no MARKETING & NEGÓCIOS em 1/11/2010

 

 

0 Responses to “Te cuida, Santander…”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: