Ver-se como fracassado traz coisas ruins

Eu não tenho jeito para… complete a frase. Agora, questione se ela traz uma real verdade ou apenas um mito. Na maioria das vezes as pessoas formam visões mitológicas sobre si mesmas. Quando essa visão é restritiva, diminui ou subestima o potencial do indivíduo, isso acarreta dois problemas principais: 1) impede que a pessoa use integralmente seu potencial; 2 ) dá uma boa desculpa para não agir, para aquele que deseja essa desculpa.

Ver-se como fracassado é um impulso natural em certas circunstâncias: desemprego, perda de uma promoção, decisão errada. Éaí que se faz, porém, o maior teste de competência emocional, pois esta é justamente não deixar que nossos sentimentos fluam ao sabor de coisas externas. Sim, desempregado, mas não incompetente. Sim, perdi a promoção, mas isso não quer dizer que não era capaz para o cargo. Ok, a decisão foi errada, mas isso não quer dizer que eu seja incapaz. Eis as formas produtivas de reagir. Mais que nunca, nesses momentos a pessoa precisa de restaurar sua auto-estima e evitar o contágio do fracasso situacional.

José Antonio Rosa – @redator do INPG BLOG

“Ver-se como fracassado traz coisas ruins” faz parte de uma das 343 dicas do livro Você sabe Jogar Pongue? do autor José Antonio Rosa

 

0 Responses to “Ver-se como fracassado traz coisas ruins”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: