Alguns produtos e ações de Marketing ainda me surpreeendem…negativamente

Olá pessoal…

Quando eu penso, que o pior já tinha passado com o “case” da Dolly como refrigerante 100% brasileiro, péssimos comerciais (pra ficar ruim falta muito), desorganização na comunicação, embalagem e rótulos confusos e etc, me aparece uma concorrente de peso.

Um amigo leitor do blog @william_castro que nos presenteou com uma pérola inexplicável…Refrigerante ZIP COLA.

Isso mesmo leitor…ZIP COLA, a grande novidade da empresa Arco Íris…de São José do Rio Preto.
Eu juro, que acho louvável, que uma empresa nacional tenha se destacado, tem mais de 50 refrigerantes no portfólio e tudo mais, fundada em 1941  e etc.

Também não vou desmerecer gosto ou coisa do tipo, pois seria leviano, uma vez que não experimentei (e não tenho interesse em fazê-lo).

O que me preocupa é essa comunicação. Um tipo de comunicação fuleira, de péssimo gosto, uma cópia do pior tipo da C0ca-Cola na embalagem, no nome que é medíocre (tipo arquivo Zipado) e investimento em um comercial Tenebroso.

Tudo é ruim. Tudo é de mau-gosto. Nada justifica isso, falta de verba, de tempo para produzir…hoje em dia o consumidor não é idiota, não tolera mais esse tipo de refrigerante Zip Cola…ou dollyinhos da vida…(na primeira chance que um consumidor classe C, D ou E tiver de gastar alguns reais a mais…ele foge disso).

O conceito de Branding, de começar bem uma marca, foi pelo ralo com um tipo de propaganda dessas. Infelizmente essa é a nossa realidade, o país tem diversos gargalhos para atravessar antes de se desenvolver plenamente, e isso passa pelos profissionais de Marketing, Publicidade, Designers e etc.

Em breve vou fazer uma análise mais profundo do “case” Dolly, que já deveria ter se desenvolvido, mas teima em não sair da sua mediocridade, mesmo com dinheiro entrando e mantém uma comunicação…bom deixa pra lá.

Segue o comercial…e julguem como achar necessário.

Um abraço @reinaldocirilo

Reinaldo Cirilo – @ex-aluno do curso de MBA em Marketing no INPG Berrini e redator do Marketing Blog

Este post foi publicado no MARKETING BLOG em 25/11/2010

5 Responses to “Alguns produtos e ações de Marketing ainda me surpreeendem…negativamente”


  1. 1 José Geraldo Marciano Franco novembro 26, 2010 às 2:19 pm

    Olá pessoal, no mundo globalizado, existe cada vez mais espaço para produtos e serviços, direcionados para todos os nichos de mercado.
    Sem desmerecer os comentários do nobre colega, mas vale ressaltar que: sabor, tipo de embalagem e principalmente a forma de comunicação utilizada para atingir um determinado nicho de mercado desejado, dependem do próprio mercado. Estudos dizem que, quem melhor se comunica com o seu mercado, atinge melhor seus objetivos.
    Segundo informações do fabrincante, o refrigerante foi relançado a pouco mais de 60 dias. Já tem posicionamento regional de 5% no segmento do sabor cola, sendo que a meta é, atingir um share de 35% nesse segmento até o 3° trimestre do próximo ano.
    Fazer uma comparação de um refrigerante regional a um mundial, seria o mesmo que comparar um carro popular a um Bugatti ou uma Ferrari. Sem dúvida que existe muita tecnologia nos carros populares, mas o direcionamento de público dele, é completamente diferente, bem como a comunicação que deve ser utilizada para atingir o mercado.
    Estamos num país de cultura, costumes e educação, muito diferentes. Seria leviano eu dizer que o algo nos surpreende negativamente, sem ao menos conhecer ou saber a opinião do consumidor ou do produto em questão.
    Não estou fazendo comparações, nem desmerecendo o seu profundo conhecimento em marketing porém, acredito que as palavras que você utilizou em sua matéria, nada condiz com a proposta da empresa, a satisfação dos funcionários envolvidos na produção desse refrigerante e também, diminui a qualidade dos profissionais de marketing que estão envolvidos nessa campanha de publicidade.
    Acredito ainda que, suas duras palavras não retratem o excelente profissional que você deve ser, uma vez que não o conheço.

  2. 2 Nayara novembro 26, 2010 às 2:57 pm

    A alguns dias venho seguindo o blog, gosto dos artigos publicados , mas especificamente este achei muito sem conteúdo, realmente falta criatividade, mas só existem porque tem quem os prestigiem não é mesmo ? Não acho que mandaram bem, mas vou continuar seguindo o blog, vocês são bons

  3. 3 Alessandro M Pilotto novembro 27, 2010 às 2:58 pm

    Prezado Reinaldo

    Quando avalia-se gosto, beleza, até mesmo qualidade como alguns outros atributos intangíveis a avaliação torna-se subjetiva, porém, vejo como comparar um fusca com uma mercedes, a qualidade deles podem ser discutidas, mas o propósito e objetivo dos 2 produtos certamente foram alcançados cada um em sua escala ou nível de exigência.

    Não conheço a empresa, não conheço o produto, não achei nenhuma maravilha do universo a peça, mas acho que a crítica está um pouco pesada.

    Só uma opinião…
    Sucesso

  4. 4 Fernando oliveira novembro 27, 2010 às 10:46 pm

    Reinaldo, você sabe a diferença de comunicação para um púbico classe A e classe C?

    GargaLOS, ok?

  5. 5 Henry dezembro 2, 2010 às 3:43 pm

    Infeliz comentário. Gosto, futebol e religião sao alguns assuntos que não devem ser tocados, a não ser que se possua relevante conhecimento do “terreno”.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: