Nem tédio, nem estresse: Ache seu lugar

Quando a pessoa tem uma carga de trabalho mais elevada ou desafiadora que seu potencial, costuma (mas não necessariamente) entrar em estresse. Daí aparecem os resultados negativos desse estresse: sensação de pressa, nervosismo, ansiedade, tensão. Você gosta de conviver com alguém estressado? Não, ninguém gosta porque um pouco daqueles fluidos negativos acabam chegando aos interlocutores.
Vamos agora a uma outra situação: a pessoa tem uma carga de trabalho menos elevada ou desafiadora que o seu potencial. A conseqüência costuma ser (mas não necessariamente) o alheiamento e o tédio. Todas as pessoas que convivem com o entediado, na situação de trabalho, captam seu desinteresse e distanciamento. E a conseqüência: o trabalho fica mecânico e frio, transmite aos outros uma imagem de burocracia e ausência de alma. Também é desagradável, pois os interlocutores recebem uma espécie de ducha de água fria.
O que fazer? Se o estresse se eleva além do necessário, cuide disso, seja por meio de relaxamento, seja por meio de revisão da carga de trabalho, seja por outros caminhos. Ser estressado pode ter seus lados positivos, mas dificilmente eles terão efeito proveitoso no marketing pessoal. Por outro lado, o ideal é não viver no tédio, pois ele tem um lado corrosivo sobre a carreira e a produtividade pessoal. Quando ele vem, precisamos fazer algo urgente: ampliar o desafio, buscar nova tarefa, mudar de emprego…enfim, fazer algo para viver com emoção, pois emoção comunica competência e profissionalismo.

José Antonio Rosa – @redator do INPG BLOG

“Nem tédio, nem estresse: Ache seu lugar” faz parte de uma das 343 dicas do livro Você sabe Jogar Pongue? do autor José Antonio Rosa

0 Responses to “Nem tédio, nem estresse: Ache seu lugar”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: