Tendências atuais e seu impacto na inovação – O limite entre a tecnologia e o ser humano

A crescente velocidade do processo de inovação representa oportunidade e risco ao mesmo tempo.  Uma prova disto é a crescente e-volução no mundo virtual.  Vale um mergulho nesta tendência que veio para ficar!

A economia digital está reinventando o mundo do trabalho e o jeito como nos relacionamos dentro dele. Isto é refletido nas conexões que estabelecemos com as pessoas.

Como estabelecer vínculos humanos verdadeiros no mundo virtual?  O que permitirá que os relacionamentos se sustentem no e-mundo?

O impacto nos relacionamentos e na maneira como nos conectamos com o mundo tem influencia no:

  • Grau de profundidade dos relacionamentos que queremos manter.
  • Tempo que queremos dedicar às coisas que nos interessam.Ritmo que queremos dar a nossa vida.
  • Espaço onde vivemos e queremos estar.

Profundidade

Mesmo num mundo virtual a nossa vida é feita de escolhas: escolher o que fazer, quando, onde e como. Escolher estar ou não conectado e interligado no ambiente virtual leva-nos a refletir se queremos ou não fazer parte, pertencermos ou não a uma comunidade maior – global.

A internet é por natureza não-burocrática. Ela estimula a especulação, a individualidade, o debate. Quem está na web está mais conectado com os riscos do que com as regras. Cria-se um espírito de conexão, onde sempre somos convidados a participar.

Muitas empresas ficam assustadas com a abertura desta forma de interação, sentem perder o controle – e perdem mesmo!

Por mais que estejamos conectados virtualmente sentimos a falta do outro para nos ver, nos posicionar e estabelecer vínculos reais. Quanto mais nos isolamos, mais precisamos dos outros. O outro é o nosso espelho: “Vejo-me através dos seus olhos.”

Tempo

Está cada vez mais difícil separar o local de trabalho e o lar, uma vez que a tecnologia existe nos dois lugares. É difícil se separar o local de onde consumimos do local de onde produzimos.

Trabalhamos on-line e ao ir até em casa e na própria casa continuamos on-line. Não se quer deixar de saber o que acontece, quando e com quem acontece.

A tecnologia passou a favorecer o desejo de controlar e de possuir a vida alheia, de aliviar a sempre angustiante espera, e de mostrar-se acessível 100% do tempo.

Ritmo

O tempo de maturação e de sustentação de uma inovação, de produtos como rádio e telefone, de um lado, e Skype e internet, de outro, tem sido vertiginosamente acelerado. Como um ciclo de vida, os ciclos de criação, sustentação e deterioração de uma vantagem competitiva de produtos e/ou serviços, estão cada vez mais efêmeros.

Ao mesmo tempo em que a rapidez da inovação aumenta será que a confiança por nós depositada no mundo eletrônico nos incita a transitar numa velocidade acima do que a nossa capacidade humana consegue manter?

A velocidade não faz gerar aceleração do ritmo e da informação, pois temos a nossa capacidade humana de processar tudo isto. Esta é uma ilusão.

Espaço

Para se viver precisamos de um espaço físico e emocional. Transitar entre a privacidade e a comunidade. A manutenção de um espaço vital saudável depende da nossa capacidade de se adaptar, ajustar e criar diferentes ambientes, tanto na vida pessoal quanto profissional.

A exigüidade de espaço é hoje uma das maiores causas de stress, medo e violência nas grandes cidades. Todos nós precisamos de um “espaço vital” e a falta dele nos estressa demais.

Quando o nosso cérebro detecta a invasão desse espaço vital por outras pessoas ele deflagra um estado de alarme e de resistência, que pode resultar num comportamento de fuga ou ataque.

Nas organizações, diante da velocidade e da homogeneidade de produtos e serviços, as pessoas representam a grande oportunidade de construção de vantagens competitivas sustentáveis na arena competitiva.

O processo de inovação deve fazer parte da empresa e ser um compromisso permanente de renovação.  Cada negócio, cada setor e em especial cada Liderança possibilita ampliar este processo.  A inovação é a senha fundamental para acionar a chave da evolução no mundo dos negócios.

Judite Wey – @aluna de T&D no INPG Berrini e @redatora do INPG BLOG

0 Respostas to “Tendências atuais e seu impacto na inovação – O limite entre a tecnologia e o ser humano”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário