Você, Vendedor ou Vencedor?

Eu tinha 16 anos, e lembro-me quando minha mãe dizia: – Meu filho, tá na hora de você arranjar um emprego! Eu dizia: – Mãe, não consigo nenhuma oportunidade. Nenhuma empresa quer contratar-me, porque não tenho o segundo grau completo ainda! Ela: – Então arruma uma vaga de vendedor “mesmo”, em uma lojinha do bairro!

Ah, que tristeza.

A melhor profissão do mundo sendo tão desvalorizada. Ainda bem que era minha mãe – e que talvez ela não tivesse idéia da importância desta ilustríssima atividade, porque hoje, já não dá mais para ouvir e aceitar isso de ninguém.

Existem profissionais da área comercial que se dizem “executivos de vendas”, “consultores comerciais”, “business man”, e outros pseudônimos. Na verdade, essa é uma profissão milenar, que tem sua origem desde que a humanidade tem conhecimento de sua própria existência.

“A profissão de vendedor é uma das mais antigas da história, pois desde o período que não existia sistema monetário, as trocas materiais já eram realizadas entre os produtos. A profissão surgiu com os caixeiros-viajantes, que eram os profissionais que viajavam vendendo e trocando produtos. Nessa época, a profissão não era muito bem vista, e os caixeiros-viajantes eram, geralmente, pessoas que não tinham muitas opções de trabalho e acabavam vendendo produtos para levar a vida. Ainda não existiam estabelecimentos hoteleiros, então os vendedores, durante suas viagens, se alojavam em casas de família ou em pequenas tabernas que ofereciam quartos. Daí surgiram muitas vilas, formadas de pousos de passagem, como eram chamados.

Com o passar do tempo e com a industrialização e conseqüente urbanização, a profissão foi ganhando mais status, e a diversidade de produtos oferecidos também colaborou para que o vendedor fosse mais bem visto na sociedade. Daí em diante, o comércio só progrediu, e ganhou muito espaço na economia mundial.

“Muitas técnicas e métodos de venda foram sendo criados, a partir daí se dá o surgimento do Marketing, que é a área profissional especializada em pesquisas de mercado e em estratégias de apresentação e venda dos produtos e serviços, sempre baseados em dados concretos relacionados com o público-alvo e o produto.”

Hoje, vemos grandes profissionais vencendo na vida, vendendo! Isso mesmo, vendendo.

Realizo várias palestras acerca do tema, onde “tento” conscientizar os vendedores sobre tal fato: vencer vendendo. Sim, porque é possível, principalmente àqueles que encaram a atividade com determinação, entusiasmo, seriedade, respeito aos seres humanos e, que, sobretudo, planejam suas finanças oriundas deste labor.

Devemos insistir, persistir e nunca desistir de nossos objetivos, principalmente porque, estes são fatores dos quais dependemos para realização da atividade de vendas, bem como para vencer na vida. Não estou dizendo que é fácil ou que é difícil, mas sim que é “trabalhoso”. Mas nos estamos aqui para trabalhar, não é verdade?

Então, vencer na vida, vendendo, significa para mim: vender, vender-se positivamente e, vender aos outros também desta mesma forma, comprar e vender idéias salutares; irradiar positivismo, inspirar, expirar e respirar sucesso, relacionamentos e negócios. Não se esqueça de cuidar da sua saúde, de sua família, de seus amigos, da natureza, da cidade onde mora e também das outras cidades que visita, enfim, interessar-se pela vida e daquilo que dela provém, mas de maneira entusiasmada.

Crescer e vencer na vida pessoal e profissional não é tarefa fácil, pois está condicionado às características inerentes a um grupo seleto de pessoas. Vencer atuando em vendas ainda é mais desafiador.

Agora, de uma coisa eu tenho total convicção: Isso é possível a todos!

Fonte: http://www.brasilprofissoes.com.br/profissoes/vendedor.

Roberto Rodrigues – @redator do INPG BLOG e do Blog RR Life

2 Responses to “Você, Vendedor ou Vencedor?”


  1. 1 Eluiza Helena Borges fevereiro 23, 2011 às 12:01 am

    Parabens Roberto pela matéria, vc vai longe.

    Sucesso

    Eluiza


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: