Agradar muito a poucos

Quando comunicamos temos de pensar em maximizar os resultados positivos, sem causar nenhum resultado negativo. O primeiro passo para consegui-lo é reduzindo a probabilidade de desagradar quem quer que seja. Exemplo: um jovem vendedor na faixa dos 20 anos chama todos os clientes (inclusive os mais velhos) de você. Errado. Ainda que a maioria provavelmente não se importe com isso e ainda que isso agrade bastante uma pequena minoria, o fato é que o tratamento íntimo vai desagradar muito um pequeno número de clientes mais velhos, que gostariam de receber um tratamento mais formal: senhor, senhora. O certo é tratar todos que sejam mais velhos e desconhecidos por senhor, senhora e só evoluir para o “você” quando houver uma permissão tácita ou explícita para isso, advinda da maior intimidade no relacionamento. Assim não desagradará ninguém.

O mesmo ocorre, por exemplo, quando um executivo toma uma posição radical em sua conduta ou comunicação (por exemplo, se resolve servir apenas pão e água no treinamento gerencial, para passar uma idéia de austeridade). Pode até não desagradar a todos, mas causará um estrago no humor de uma pequena minoria. O certo é administrar primeiro a rejeição e depois a aprovação. Primeiro, não provocar sério desagrado em ninguém; depois, agradar bastante o maior número possível.

José Antonio Rosa – @redator do INPG BLOG

“Agradar muito a poucos ” faz parte de uma das 343 dicas do livro Você sabe Jogar Pongue? do autor José Antonio Rosa

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