Seminário Avançado Internacional por Ricardo González

Aconteceu, em alto estilo, a 5ª edição do “SEMINÁRIO AVANÇADO INTERNACIONAL – Ambiente Internacional de negócios em 2010 – 12”. O histórico das outras 4 edições, realizadas em intervalos de dois anos, atraiu um público de mais de 700 participantes, entre alunos e ex-alunos dos cursos de MBA do INPG que compareceram às luxuosas instalações do Hotel Transamérica São Paulo, cheios de entusiasmo e expectativas.

Logo percebi que estava tudo organizado com muita dedicação e competência. Na hora do Brunch, a oportunidade de rever os colegas das turmas atuais e outros que já concluíram seu MBA criou um agradável clima de camaradagem.

Pontualmente, às 12h30 o Prof. Dr. José Leônidas Olinquevitch – Presidente do INPG deu início à Cerimônia de Abertura. Em sua intervenção o Dr. Leônidas esclarece que sendo o MBA um produto dos EUA, este evento merece a presença de um dos melhores e maiores conferencistas desse país. Mais adiante o Prof. MSc. Danilo Talanskas informa que este evento transformou-se em importante diferencial competitivo do INPG ocupando o primeiro lugar nacional, acima de grandes organizações, por isso será sempre mantido independente do seu custo para a organização.

Com a mesma pontualidade, o brilhante conferencista Prof. Dr. Ervin L. Black, logo no início começa a encantar a platéia com suas colocações claras e bem humoradas. Fazendo alusão ao nosso apresentador Jô Soares ele apresenta uma tela de slide com os dizeres “Errar é humano e persistir no erro é Americano” e termina dizendo que concorda. Risos gerais e começa a apresentação, sempre cheia de importantes e atualizadas informações do mundo lá fora.

Cada um dos temas propostos foram apresentados com agradável didática e num grau de detalhamento perfeitamente adequado. Demonstrando pleno domínio do assunto, o Dr. Ervin soube apresentar a situação atual do ambiente internacional de negócios, suas tendências e estratégias para o período de 2010 a 2012 sempre estimulando a platéia a participar ativamente com perguntas ou informações. Uma hábil e bem sucedida estratégia para manter o interesse da platéia.

Particularmente, fiquei com a sensação de ter feito um excelente negócio investindo meu domingo em troca de uma valiosíssima bagagem de conhecimentos, além de uma visão internacional mais clara, que certamente melhorará minha visão nacional dos negócios.

Tendo este evento superado as minhas expectativas, seguem os cinco benefícios que este seminário me proporcionou: entender melhor a Crise Financeira Global e seus efeitos nos países, nas empresas e nas pessoas; Compreender mais claramente o Impacto da Cultura de cada país ou continente nos negócios Internacionais que podem ser afetados positiva ou negativamente de acordo com os comportamentos das pessoas; Como os componentes do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) terão um grande impacto no mundo dos negócios do futuro, sendo que esse impacto já está acontecendo; Como desenvolver uma Visão Estratégica Focada na Inovação num mundo onde o desenvolvimento tecnológico acontece numa velocidade abismante e o ser humano precisa aprender a aprender rapidamente sob pena de ficar para trás.

Finalmente, gostaria destacar a importância das “dicas” que o nosso ilustre conferencista não perdeu oportunidade em nos oferecer ao longo de sua apresentação. Destacar também o alto nível do público presente, evidenciado na qualidade das perguntas feitas durante e no encerramento do evento. E, por fim, parabenizar a nossa casa de estudos, o INPG, pela iniciativa de organizar e manter as edições deste evento, na certeza de que ele é um importante diferencial para manter a instituição nos primeiros lugares em sua categoria.

Ricardo Victor Bustamante Gonzalez  – Aluno do curso de MBA em Marketing da Unidade SP Berrini

1 Resposta to “Seminário Avançado Internacional por Ricardo González”


  1. 1 Demóstenes Muniz Brito abril 19, 2010 às 11:42 am

    Ricardo, parabéns!!!

    O Seminário Avançado Internacional foi e sempre será uma ótima oportunidade de entender o que realmente acontece com o mercado, tendências e importância em cada cenário político-corporativo-cultural. Acredito sim, foi um momento impar em debater sobre a Crise Mundial, BRIC’s e tendências para os próximos anos.

    Parabéns, estou com inveja de vocês!
    Um abraço,
    Demóstenes…


Deixe um comentário